VIVÊNCIAS MISSIONÁRIAS

P. José Alexandre                 Ronaldo Viana 
Fiz meu Estágio Intermédio de Formação  Missionária, em Moçambique (África).  Após um Ano de Formação, em Cernache do Bonjardim, Portugal, parti para o campo missionário, como estagiário. Fiquei na Paróquia de S. Miguel Arcanjo, Malema. Malema, uma pequena cidade situada no Norte de Moçambique, pertencente à Arquidiocese de Nampula.
Gostaria de perfilhar alguns pontos: no campo de missão desenvolvi atividades. Essas atividades preencheram meu tempo e beneficiaram-me no crescimento pessoal e no complemento da vivência espiritual e caminhada vocacional. Acredito que tornar-se missionário é o dom mais profundo e importante que podemos oferecer aos povos que ainda não conhecem a Boa Nova.


Equipe esportiva
Encontro com JOVENS na Barragem do Rio Mutivasse
Durante o estágio procurei reflectir sobre a importância da relação intersubjectiva com o povo. Cheguei à conclusão que a relação é uma dádiva enriquecedora que não  pode faltar no pacote de tempero do menu de um missionário. Essa relação fundamentada de emoção/paixão pelo Cristo, de levá-lo ao conhecimento do meu irmão, o desconhecido, o outro, o deferente é a garantia da presença do Mestre, que me acolhe, está comigo e me impulsiona: “Ide por todo o mundo, anunciai a Boa Nova a todos os povos” (Mc 16,15). O dar-se ao outro deve ser a sobremesa diária de quem anuncia a Boa Nova. Foi nessa perspectiva que procurei trabalhar em conjunto com nossos Padres, Irmãs, Animadores de diversos grupos e Catequistas.
Dediquei-me mais à juventude, na dimensão desportiva e teatral. Foi uma experiência muito rica: assim tive contacto com jovens, crianças, mães e pais de diferentes credos religiosos.
Formamos uma equipa futebolística: São Miguel Futebol Clube da Paróquia de Malema. É uma equipa formada por jovens não só católicos. Esse contacto com jovens de diferentes religiões ajudou-me a ver, conviver, aceitar o outro como ele é. Aprendi mais do que pensava ensinar.

Escola Profissional - Almoço no dia do Professor

Além do grupo futebolístico continuei trabalhando com o grupo teatral. Durante esse tempo fomos criando condições favorecedoras de formação para os nossos jovens. Optamos por uma formação mais humana. Isso tem favorecido muito o desempenho artístico dos nossos jovens.
Para coroar o meu EIFM fizemos um Documentário PARÓQUIA: CASA DO EVANGELHO relatando a história da SMBN em Moçambique, na paróquia de Malema e as atividades pastorais. Os jovens que executaram esse projecto são fruto do trabalho realizado no grupo de teatro. Sinto-me feliz por ver jovens com potencialidades nesta paróquia. Deus abençoe a todos.
Comunidade  de Nelima - Malema
Ajudei nas aulas de informática na Escola Profissional. Foi um trabalho de cunho voluntário. Criei boa relação com os estudantes.
Portanto, sinto-me contente com o pouco que pude oferecer de mim ao povo de Malema, de modo especial à juventude. E, muito agradecido pelo muito que aprendi com ele.A alegria deste povo é a garantia de que Deus me chama para o anúncio da Boa Nova.

Nenhum comentário: