P. Cesário, smbn |
Chegou P. Cesário. Chama-se Cesário Francisco Kaley. É fruto cobiçado duma comunidade de Angola que o desejaria para substituir algum missionário que por lá anda já sem forças. Mas virou oferta generosa à nossa comunidade. É Missionário da Boa Nova. Natural da Província de Benguela, filho de uma numerosa família com sete irmãos. Seu pai já faleceu, vítima de uma guerrilha que vitimou milhares de angolanos e durou cerca de trinta anos. Sua mãe é viva e a ela Cesário deve a semente de sua vocação missionária. Estudou em Luanda, capital do país e aí se formou no seminário dos Missionários da Boa Nova. Fez seu ano de formação missionária em Moçambique, assim como o seu estágio intermédio, na Paróquia onde é Pároco o nosso P. José Adauto. Foi ordenado em Luanda, na Paróquia de Santana onde atualmente trabalha o P. João de Deus. P. Cesário vem como gesto de partilha da Igreja de Angola. Sendo missionário a pleno tempo e por toda a vida, ele tornou-se sentinela do mandato universal de Cristo de ir por todo o mundo. É vigia desse mandato, para que ninguém o esqueça. A Igreja é, por sua natureza, missionária ou não tem razão de existir. E, nela, todos devem ser missionários. A entrega total à atividade missionária do P. Cesário é um sinal eloquente desta exigência. Com sua total dedicação à Missão interpela-nos a todos nós para não esquecermos o dever missionário. Deixou sua família, sua terra, sua comunidade onde foi formado. Agora pertence à nossa família. Está no nosso meio. Sua generosidade deve despertar nossa responsabilidade. Precisamos de mais sentinelas do dever missionário, vigias do mandato universal de Cristo. Necessitamos de jovens e pessoas que consagrem suas vidas, totalmente, à atividade missionária. Mediremos o grau de fé de nossa comunidade pelo grau de interesse pela causa missionária. P. Cesário, seja bem vindo a Chapadinha! Desejamos que se sinta bem nesta terra acolhedora onde os Missionários da Boa Nova trabalham há 33 anos. Ao dar-lhe as boas vindas, queremos agradecer-lhe o ter-se disponibilizado para vir. A Paróquia de Chapadinha está feliz com sua chegada e agradece à sua família, sobretudo, a sua querida mãe. Agradece também à comunidade da Boa Nova de Angola que no-lo enviou. Agradece a Deus que o chamou e lhe entregou essa vocação de evangelizar e de dizer a todos que devemos ser cristãos ativos e generosos. A Paróquia de Chapadinha agradece a todos que colaboraram para que você viesse e daqui, do Nordeste Brasileiro, enviamos sincero agradecimento à comunidade de Angola que no-lo enviou, de um modo especial aos Missionários da Boa Nova que aí trabalham. Queremos ser dignos desta graça que Cristo, o grande Missionário do Pai, nos concedeu. E, com tudo isto, fica bem claro o apelo aos jovens de Chapadinha para que escutem o grito da Igreja Missionária que precisa de mais operários.
Diz P. Cesário: "No caloroso acolhimento, descobri a beleza e alegria da vocação cristã".
Congratulo-me mais uma vez com o caloroso acolhimento com que me recebestes e que continuo a sentir nas visitas às comunidades por onde vou passando, testemunhos sinceros do vosso reconhecimento e que senti na vossa simpatia e amizade, pelo trabalho que os missionários, nomeadamente P. Neves e P. Casimiro, fizeram na preparação da minha vinda. Isto lembra-me da história de João Batista, modelo dos consagrados para preparar os caminhos do Senhor; lembro-vos que eu não sou Jesus, sou o outro consagrado com a mesma missão. A todos e a cada um, o meu muito obrigado e estendo a minha bênção a todos vós. Antes de mais e sobretudo, reitero a mim ha fraterna saudação e afetuosa que vos dirigi na igreja Matriz, e que vai se estendendo às comunidades, quer da cidade, como do interior: "O Deus da esperança vos encha de paz e alegria na fé, para transbordarem na esperança, pela força do Espírito Santo" ( Rom, 15, 13).
Na minha locução quando me fiz presente a vós, dizia que não vim anunciar o Deus diferente ou um Deus triste, é o mesmo que os missionários anunciaram; o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó, portanto, o Deus que dá vida, que restitui a dignidade da pessoa humana. É esse o meu lema, ser "servidor da vossa alegria" que é alegria do Evangelho. É essa alegria e gratidão que vos ajudará a perceberem a beleza e alegria da vocação cristã.
Na minha locução quando me fiz presente a vós, dizia que não vim anunciar o Deus diferente ou um Deus triste, é o mesmo que os missionários anunciaram; o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó, portanto, o Deus que dá vida, que restitui a dignidade da pessoa humana. É esse o meu lema, ser "servidor da vossa alegria" que é alegria do Evangelho. É essa alegria e gratidão que vos ajudará a perceberem a beleza e alegria da vocação cristã.
Saudo-vos afetuosamente.
P.Cesário F. Kaley
Gesto de agradecimento 12/06/2011
Disponível em: http://www.paroquiadechapadinha.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário