OLÁ AMIGOS

4/07/2012 14h15 - Atualizado em 4/07/2012 14h15

Seminário da Boa Nova - Contagem-MG.
Como é do conhecimento de todos, depois de três meses em Portugal regressei a Contagem no primeiro de Junho.Graças a Deus, aqui no Seminário da Boa Nova, estamos bem. Somos um pequenino grupo de Seminaristas e PadresMesmo sendo tão poucos, somos de três nacionalidades, o Francisco Mário que frequenta o 3º. Ano de teologia é Moçambicano, de Angoche; o Ronaldo do segundo ano de teologia é do Maranhão e brasileiro - Anapurus;  o José António do 4º. Ano de teologia, é brasileiro da Bahia;  o Siviony, o nosso caçula é também brasileiro de Goiás e está frequentando o 1º. Ano de filosofia.Também a equipa formadora é internacional. Assim o P. José Armando, formador, é de Mutuáli, uma terra que nos recorda os primórdios de nossa missão em Moçambique, em Nampula. O P. António Rodrigues Pereira, diretor Espiritual é português de Maceda, diocese do Porto; o P. Fernando, ecônomo, embora tenha nascido em Angola é português de Caçarelhos Bragança. E eu, se seguisse os exemplos do Mestre devia ser o servidor de todos. Também sou português de Vale de Coelha Guarda.
Padres e Seminaristas.
Aqui no seminário temos ainda a agradável companhia do P. Carlos Correia, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Nova, da Arquidiocese de Belo Horizonte e o P. António Mamede que está conosco desde fins de Fevereiro. Ambos são portugueses. O P. Carlos de Santo Tirso da Diocese do Porto e o P. Mamede de Sanhuane da diocese de Bragança.O nosso dia letivo começa antes de os galos mais atrasados acordarem. Às 5.30 da matina já estamos na capela, para a oração de Laudes e às 6hs é partida para o ISTA e Universidade.Temos todos os dias a celebração da Eucaristia que é antecedida da oração de Vésperas ou do terço.Se tivessem a oportunidade de nos visitar, certamente que vossos olhos se arregalariam e repousariam na contemplação os diversos tons de verde dos canteiros das hortas dos Padres Mamede, António Pereira e José Armando. Até eu, para não ficar a trás, já tenho na janela de meu quarto crescendo e lutando por um espaço ao sol, umas mudas de couve galega e tronchuda...
14ª Torcida de Deus - Mineirinho em BH.
Os fatos que de algum modo quebraram a rotina do nosso dia a dia da foram - a 14ª. Torcida de Deus e início da 4ª. Assembleia do Povo de Deus, no dia do Corpo de Deus. A solenidade em que todos participamos realizou-se no Mineirinho, uma vez que o Mineirão se encontra em obras e reforma.A Torcida de Deus é um evento religioso de enorme alcance que envolve toda a Arquidiocese de Belo Horizonte. As paróquias, as comunidades e movimentos. O clero diocesano e os religiosos  e religiosas. Embora nas comunidades paroquiais seja feita, como aconteceu na manhã de Corpus Christi, na nossa paróquia da Senhora da Boa Nova, quando com a presença e participação de pessoal de todas as Comunidades da Paróquia o Senhor percorreu, visitou e abençoou algumas ruas bem pobres , esburacadas e ínvias e onde este povo sofrido primou por manifestar sua fé e gratidão a Jesus presente na Eucaristia.De tarde foi a triunfal manifestação de gratidão de toda a Arquidiocese presidida pelo seu querido e amado Arcebispo D. Walmor com seus bispos auxiliares e a presença sempre querida do cardeal D. Serafim, a quem se deve o início desta grandiosa manifestação de fé e gratidão a Cristo realmente presente na Eucaristia.Também nós estivemos presentes e juntamente com centenas de padres, com os nossos bispos e milhares e milhares de cristãos louvamos e agradecemos rezando, cantando e escutando a mensagem eloquente e sábia de nosso arcebispo D. Walmor, que neste clima de fé declarou aberta a IV Assembleia do Povo de Deus que través da oração, da reflexão e participação pretende revigorar o empenho e o zelo missionário do Povo de Deus desta Arquidiocese e tornar cada um em discípulo missionário.
Via Sacra - Congonhas-MG.
No dia seguinte dia 8 de Junho foi a nossa romagem cultural até a um dos santuários da piedade e da cultura religiosa de Minas Gerais. Fomos de rumaria até ao Senhor Bom Jesus de Matosinho em Congonhas, patrimônio da humanidade. Visitamos o santuário uma joia do barroco, onde se encontram algumas peças do Aleijadinho depois a escadaria com as 12 esculturas dos profetas e as estações da via sacra.Percorri as capelas da via sacra, embora não sendo a primeira visita que fiz a Congonhas do Campo, impressionou-me o conjunto e o realismo de algumas imagens desse conjunto escultórico, obra do famoso Aleijadinho e de alguns dos seus discípulos.Passamos uma boa parte da tarde, no Parque de Cachoeira. Um belo e bem confortável espaço de lazer, com campos de jogos, piscinas e uma bela e sonora cachoeira. O marulhar das águas envolve-nos numa sensação serena e repousante de paz.Passando por Ribeirão do Eixo recordei umas férias missionárias feitas anos atrás com os nossos seminaristas e dos dias e noites passados com esse bom povo, que nos acolheu de braços e coração abertos Quantas porteiras e portaleiras tive que abrir...Tanto na ida como na vinda tivemos a oportunidade de contemplar as maravilhas do Senhor que desfilavam como contas do rosário ao longo da estrada.No dia 30 de Junho tivemos o retiro de encerramento do 1º. Semestres. Foram momentos de reflexão em meditamos e contemplamos o infinito amor de Deus e agradecemos seu chamado e escolha.
A todos peço o favor de vossa oração por nós e prometemos as nossas.Saudades e abraços de Contagem para todos e cada um de vós e vossas famílias;


P. Francisco

Nenhum comentário: